O Japão pode ser um lugar frenético para fazer escolhas alimentares.
De fato, o japão é rico na gastronomia. E a imensidade da cena gastronômica não é apenas em número de lugares, mas de pessoas. Caminhe nas ruas às 2h e você ainda verá restaurantes lotados.
Esta lista de coisas para comer no Japão (nos concentramos em Tóquio) não é de forma alguma exaustiva, mas uma com um pouco de tradição e cultura local por trás disso
Comida em Conserva Saudável
Ao contrário das lojas de conveniência em muitos outros países, a comida em conserva japonêsa pode ser bastante saudável e surpreendentemente boa: há caixas de saladas, lanches, gyoza, e muitas refeições prontas, como sopas e macarrão.
Eles são uma excelente maneira de se familiarizar com as ofertas culinárias do Japão de uma só vez.
Experimente: Onigiri aka triângulos de arroz, um lanche onipresente e um dos grampos da culinária japonesa. Eles vêm em uma gama de variações – envoltos em nori, mergulhados em sementes de gergelim, em forma circular, e recheios – maionese de atum, salmão, ameixa em conserva, flocos bonitos, ovas de peixe, algas marinhas, tudo por 100-130 ienes.
Encontre um café
Sua busca por cafeína em Tóquio , serão resolvidas por latas de máquinas de venda automática de 100 ienes. Para cafés combinados de 100 ienes, kissaten tradicionais (cafés retrô, alguns datando de 50 anos ou mais) para cafeterias de terceira onda.
Experimente um café da manhã tradicional
Os cafés da manhã de estilo tradicional diferem em grandeza dependendo se você está em um hotel de luxo ou ryokan chique (pousada estilo japonês), ou em uma cadeia de restaurantes mais .
No seu básico, você pode esperar: arroz, sopa de missô, peixe grelhado, picles. Os pratos extras incluem tofu resfriado, ovos crus ou cozidos, natto (feijão fermentado de soja), e uma variedade de pratos sazonais como abóbora cozida em dashi, feijão verde vestido com molho de gergelim e saladas de algas.
Faça uma parada na padaria
Sem dúvida, pão pode ser a primeira coisa que você pensaria em comer no Japão, mas como um brasileiro , não tem como não entrar em uma padaria, só por curiosidade. . Pense em fusões divertidas como a panela mentaiko furansu (uma baguete recheada com maionese de ovas de bacalhau), kare-pan (donuts de migalhas cheias de curry japonês), croissants mugwort, pretzels recheados com pasta de feijão vermelho, cubos de massa recheados com feijão preto e creme de leite de soja, e focaccias cobertos com raiz de lótus, pasta de yuzu e queijo.
Doces tradicionais
Wagashi são doces japoneses tradicionais, que foram originalmente servidos como acompanhamento durante cerimônias de chá, e são feitos de ingredientes naturais como pasta de feijão doce, arroz glutinoso, nozes, frutas secas e pó de soja. São como pequenos tesouros comestíveis, com desenhos inspirados em histórias folclóricas e natureza: “Tsukimi dango” (“dango que vê a lua”) são comidos enquanto observam a lua de outono, e têm uma forma branca redonda; “uguisu mochi” (mochi de pássaro mais velho) tem uma forma abstrata semelhante a um pássaro e são empoeirados em pó de soja verde, que dizem se assemelhar ao pássaro descansando nos arbustos na primavera.
Lojas de departamento e suas surpresas
“Depachika” significa “porão de loja de departamentos”, mas o que realmente significa “porão de loja de departamento”? São lugares onde você encontra tesouros da gastronomia japonesa.
No nível do porão de lojas de departamento mais chamativas no Japão, você encontrará varejistas de alimentos que vendem de tudo, desde pães cozidos no vapor até picles miso-curados, pastéis franceses a melancias quadradas (sim, elas existem) até caixas de bento. As caixas de Bento são um grampo diário para os moradores locais, e têm sido assim desde o período Edo, quando eram refeições portáteis para aristocratas que visitavam o teatro ou viam flores de cerejeira. Você pode encontrá-los em supermercados regulares e lojas de conveniência, mas uma depachika lhe dará acesso a mais seleções e maior qualidade – e poderá ficar deslumbrado com todas as outras guloseimas comestíveis à venda.
Experimente macarrão soba quente e frio
Certamente, muitas pessoas saem do avião para Tóquio e vão direto até o primeiro restaurante de ramen , mas soba é o macarrão com a conexão mais profunda com Tóquio.
Basicamente, é um dos 4 pratos principais da cultura alimentar da cidade, juntamente com sushi, tempura e enguia. Além disso, o macarrão é feito de farinha de trigo, assim ficam agradáveis, naturais e saudáveis. Quente ou frio, servido com tempura, carne de porco assada, algas ,etc– eles são todos bons.
Conheça o Edomae sushi
Tóquio é o lar do sushi estilo nigiri (nigiri que significa “prensado”) – o estilo sushi que não envolve nori ou invólucro, mas um cilindro de arroz prensado coberto com uma fatia de peixe ou outro ingrediente.
Este estilo se desenvolveu como um fast-food para os trabalhadores no período Edo, e seu nome vem do significado “o mar em frente a Edo”, onde os frutos do mar eram obtidos. Enquanto um jantar de sushi de alta qualidade pode lhe custar várias centenas de dólares, ir almoçar é uma fração do preço. Peça “omakase”, que significa a seleção do chef.
Caso contrário, vá para o mercado externo de Tsukiji e pegue sua escolha – abra desde cedo, é a desculpa perfeita para sushi e cerveja ou saquê para o café da manhã!
Pare para uma bebida e lanche em pé
Tachinomi (literalmente significa “pebida em pé”) e tachigui (“comida em pé”) começaram como lugares para os trabalhadores receberem uma mordida rápida e barata e uma bebida no caminho de casa. Durante o auge econômico do Japão dos anos 70 e 80, esses restaurantes baratos caíram fora de popularidade, mas agora estão voltando à moda.
Jante em todos os pequenos pratos compartilhados em um restaurante izakaya
Izakaya são difíceis de definir, mas são frequentemente descritos como um “gastropub” japonês; eles são uma experiência gastronômica baseada em comida acompanhada de muita bebida.
Não há um modelo para um izakaya: eles podem ser uma pequena loja de 6 lugares que se parece com o depósito de alguém, uma instituição de 3 andares com corredores sinuosos mal iluminados e cabines íntimas, ou um porão cheio de mesas barquentas e plumas de cigarro.
O estilo de jantar em um izakaya é pequenos pratos de tudo: sashimi, tempura, yakitori, wagyu beef, karaage (frango frito), saladas, pratos vegetais, tofu, macarrão, pizza ao estilo japonês e tudo mais – por isso são perfeitos para experimentar montes de comida japonesa, sem deixá-lo quebrado (embora eles possam deixá-lo com uma ressaca).
Coma algo cozido sobre carvão
O carvão vegetal tem sido usado para cozinhar alimentos no Japão desde o período Jomon (14.000 a.C. – 300 a.C.), e binchotan – carvão branco de alta qualidade processado a partir da madeira do carvalho japonês ubame – desde o período Edo. Binchotan é reverenciado mundialmente por seu calor único, que sela no sabor da comida, enquanto cozinha-o a uma temperatura constante para manter o interior macio. O que isso basicamente significa é: suculento, carne esfumaçada e vegetais.
Experimente a engenhosidade da cozinha de fusão nipo-italiana e francesa.
A atenção aos detalhes dos chefs japoneses se dá ao domínio de pratos autênticos italianos e franceses, bem como fusões criativas como trufas uni e raspadas sobre arroz cozido, mousse de ervilha verde no caldo de kombu, risoto coberto com abalone seco, consome gelado com cavala local em conserva e purê cítrico sudachi, tartlets shirako , queijo envelhecido em saquê.
Em geral, qualquer turista que se prese, vai querer conhecer a culinária loca. Contudo no Japão não precisa gastar muito para provar de tudo. Eis uma ótima opção pra os curiosos gastronômicos.
Deixe seu comentário abaixo.